Quem somos

A Ong Cultivar é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 08/12/2008, por um grupo de agricultores familiares e trabalhadores rurais.  Criada para contribuir com a melhoria da estrutura sócio, cultural, educativa e  econômica da região sul de N. S. das Dores-SE, visando a formação de um cidadão melhor e uma comunidade mais justa.

Com foco nas crianças, adolescentes e jovens, tem como objetivo contribuir, com alternativas permanentes de proteção social, através de ações nas áreas de educação, cultura, lazer, geração de renda, agricultura familiar, meio ambiente, etc..

Estamos desde 2012, trabalhando com crianças da zona rural. São crianças que estão afastadas das cidades e por conseguinte não tem acesso à maioria das políticas públicas. As opções de trabalho e lazer são bastante limitadas.

Disponibilizamos para as crianças, oficinas de música, a capoeira, artesanato,  reforço escolar e temos tentado ocupar o tempo ocioso desses meninos e meninas, despertando vocações.

Realizações nos últimos oito anos:

  1. Investimentos em 02 projetos de ovinocultura , beneficiando 58 famílias nos povoados de Taboca, Cachoeirinha, Gado Bravo Sul, Massaranduba e Taborda, na região sul do Município, recursos do Governo do Estado e Banco Mundial, através da Pronese;
  2. Criação de Escolinha de Iniciação musical, na comunidade de Gado Bravo Sul, beneficiando 70 crianças, com aprovação do Projeto “Música no Campo” e recursos do Governo do Estado e Banco Mundial, através do Pronese;
  3. Intermediou a construção de 350 cisternas para captação de água na região, com investimentos da ASA- Articulação para o Semiárido;;
  4. Intermediou junto ao SENAC,  a realização do Curso de Corte e Costura  para 35 mulheres;
  5. Intermediou  a geração de 5 empregos na região através do Mova Brasil.na alfabetização de adultos;
  6. Em 2014 recebeu apoio do Criança Esperança, para manutenção e ampliação do projeto “Música no Campo” com as atividades de música,  com a implantação das atividades de capoeira, biblioteca, artesanato, acesso a internet e criação da banda de forró: GMC (Geração Música no Campo),  formada por 09 adolescentes e jovens, visando a geração de renda para seus integrantes;
  7. Em 2015, renovou o apoio do Criança Esperança dando continuidade às atividades e replicando o projeto de “Música no Campo para mais duas Comunidades:  Massaranduba e Taboca, beneficiando em média 230 crianças.
  8.  Em 2017,  continuamos com o projeto  junto ao Criança Esperança, com recursos destinados à continuidade das atividades e  reforma das instalações da Cultivar em Gado Bravo Sul. Atendemos atualmente 200 beneficiários diretos.  

Em 2019, conseguimos mais uma vez aprovar a continuidade do projeto “Música no Campo, desta vez, ampliando a atuação da Cultivar para mais duas comunidades da região sul, disponibilizando para todas as comunidades da região sul a oportunidade de participar das atividades da Cultivar. Atualmente com 275 alunos matriculados, com excelentes instalações, disponibilizamos atividades de música, esporte e apoio educacional para 7 comunidades a região sul.

Povoado Gado Bravo Sul - Nossa Senhora das Dores - SE